logo

Saúde mental

Convivendo com a depressão: mitos e verdades

blog

Entenda quais são os principais mitos que foram difundidos sobre essa doença e tenha informações embasadas sobre o tratamento

 

Cada dia mais o assunto da saúde mental é pauta em nossas rodas de amigos, na pausa entre uma reunião e outra no trabalho e até mesmo nos filmes, seriados e notícias. 

 

Embora o assunto esteja sendo mais comentado, alguns mitos ainda persistem sobre essa condição, por isso, neste artigo vamos elencar os mitos e verdades mais difundidos sobre a depressão.

 

Continue a leitura para saber mais de forma objetiva e didática!

Mitos e verdades

Ainda que comum e cada vez mais comentada, não é raro ouvir as afirmações abaixo nas rodas de conversa quando os temas depressão e saúde mental surgem. Confira quais das frases mais comuns sobre os temas são realmente verdade e quais não passam de mitos.

 

É uma doença mental que pode afetar crianças, adolescentes e adultos

VERDADE! A depressão pode afetar pessoas em todas as faixas etárias e é muito importante que as pessoas se informem para conseguir identificar sintomas em pessoas do seu círculo familiar ou de amigos e incentivem quem apresenta esses sintomas a  buscar ajuda profissional.

 

Pessoas com depressão não melhoram porque não querem

MITO! A depressão é algo que foge do controle do paciente – envolve alterações na bioquímica cerebral, inclusive. Por isso o tratamento depende de outros fatores que não somente a vontade do indivíduo.

 

As mulheres têm mais probabilidade de desenvolver depressão

VERDADE! Segundo a OMS, para cada homem com quadro depressivo, há duas mulheres na mesma condição. Isso acontece porque as variações hormonais que ocorrem de modo mais frequente e intenso no organismo feminino podem favorecer o desenvolvimento da depressão.

 

Depressão é coisa de gente preguiçosa

MITO! A depressão altera o comportamento do paciente e um dos principais sintomas é a ausência de ânimo e a perda de interesse em atividades do dia a dia. Outras alterações no comportamento podem incluir mudanças repentinas de humor,  dificuldade de concentração e alteração no sono.

 

A depressão não vai embora sozinha

VERDADE! A depressão é uma doença que afeta a saúde mental e precisa ser tratada com acompanhamento de especialistas e monitoramento constante, além de mudanças nos hábitos de vida.

 

Antidepressivos e remédios “tarja preta” são a única solução

MITO! Existem outros tratamentos possíveis como terapias alternativas, ocupacionais e medicamentos mais naturais e que atuam de forma sistêmica, como o canabidiol

 

Como buscar ajuda?

Se você conhece alguém que está passando por essa situação ou se identifica com os sintomas da depressão, é muito importante buscar apoio de especialistas e não apenas esperar que tudo melhore com o tempo. A depressão é uma doença que altera a química do cérebro e demanda tratamento de profissionais habilitados. 

 

Sabemos que muitas vezes toda a burocracia de agendamento e deslocamento para o consultório são obstáculos que se colocam na jornada de cura das pessoas que têm essa condição e por isso, visando também facilitar e ampliar o acesso ao tratamento qualificado e especializado que a WeedMed facilita o agendamento e as consultas de forma 100% online, discreta, prática e acessível. 

 

Tudo pode ser feito através da plataforma e você pode acessar todos os dados dos médicos e verificar o valor da consulta antes mesmo de preencher qualquer cadastro. Clique aqui para saber mais sobre como escolher o médico ideal para o seu caso. Depois de escolher um médico habilitado, todo o agendamento é descomplicado e segue um passo a passo simples e rápido na plataforma. Nossa equipe também está disponível 24h para auxiliar você caso seja necessário. 

 

Saúde mental faz parte de uma vida plena, com bem-estar e por isso precisa ser priorizada. Não se deixe levar pelos mitos e inverdades, procure ajuda especializada. Você merece se sentir bem. 

Botão para o whatsapp