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É possível ter qualidade de vida no trabalho?

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3 a cada 5 brasileiros estão infelizes no emprego atual, segundo pesquisa encomendada pelo LinkedIn. Às vezes, fica difícil relacionar felicidade com uma atividade que toma boa parte do nosso dia e, talvez nem gostemos dela tanto assim. Mas, será que, pelo menos, é possível ter qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida pode até parecer um conceito bastante utópico neste contexto, mas ela é real. Trata-se da medida do grau de contentamento e realização que uma pessoa experimenta em suas atividades laborais.Para isso acontecer, muitas mudanças são necessárias.

Dependendo do tipo de atividade que você exerça, a qualidade de vida é um conceito que vem sempre carregado de perguntas, por exemplo, o que fazer para alcançar a tão sonhada qualidade de vida no trabalho ou se é possível equilibrar vida pessoal e profissional.

Bom, suas perguntas serão respondidas neste artigo. Continue a leitura!

Quais são os pilares da qualidade de vida no trabalho?

Os pilares da qualidade de vida no trabalho são os elementos fundamentais que contribuem para o bem-estar dos colaboradores em seus ambientes de trabalho. São eles:

  1. Ambiente de trabalho adequado: Isso inclui ergonomia, iluminação adequada, temperatura confortável, espaços de trabalho bem organizados e limpos, e instalações que promovam a saúde, conforto e segurança.

  2. Desenvolvimento pessoal e profissional: os colaboradores devem ter oportunidades de crescimento e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Isso inclui acesso a treinamentos, feedbacks e oportunidades de promoção. Quando isso não acontece, o colaborador deve buscar alternativas fazendo seu próprio plano de carreira e definindo seus próximos passos.

  3. Cultura organizacional: uma cultura organizacional que valorize o respeito, a diversidade, a inclusão, a transparência, a comunicação aberta e a colaboração é fundamental para o bem-estar das pessoas.

  4. Saúde física e mental: acesso a cuidados de saúde, incentivos para um estilo de vida saudável, e apoio psicológico são importantes para promover a saúde física e mental dos colaboradores. Se não existe apoio psicológico, é importante que o colaborador busque por terapias e atividades relaxantes para conseguir se desligar do trabalho.

  5. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: é essencial que os colaboradores tenham tempo para dedicar às suas vidas pessoais, interesses e relacionamentos. Flexibilidade no horário de trabalho, políticas de licença, férias e horas de trabalho não muito extensas, são cruciais para garantir um equilíbrio saudável. 

Esses pilares trabalham em conjunto para criar um ambiente de trabalho que promova a qualidade de vida. No entanto, sabemos que, em muitos lugares, essa não é a realidade.

Então, será que conseguimos equilibrar dois mundos tão diferentes?

É possível equilibrar a vida pessoal e profissional?

Você já ouviu alguém dizer que está sempre tentando “equilibrar os pratos”? Ou seja, essa pessoa se esforça para dar conta de todas as áreas da vida, mas, constantemente, tem um prato caindo?

Pensando em um cenário como este, é praticamente impossível equilibrar a vida pessoal e profissional. Há quem diga que estas duas áreas são como óleo e água: não se misturam. Mas isso está longe de ser uma verdade.

Sim, é possível equilibrar a vida pessoal e profissional e você é a pessoa responsável por manter a igualdade desta balança. Mas, antes de aplicar quaisquer dicas em sua vida, você precisa ter uma boa dose de autoconhecimento para analisar seu momento atual e o que deseja para si no futuro – seja ele próximo ou distante..

É óbvio que, para cada área, existe um desejo. Porém, você vai precisar entender o que é mais importante em sua vida profissional e pessoal e dedicar tempo e energia para essas prioridades.

Mas, o que mais podemos fazer para se ter qualidade de vida no trabalho? Conheça algumas dicas a seguir.

💡Você também vai gostar de ler: Como parar de procrastinar no trabalho

O que fazer para ter qualidade de vida no trabalho?

Equilibrar vida pessoal e profissional é uma meta desafiadora, mas definitivamente possível. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:

  1. Defina limites: você já se viu fazendo a última tarefa do dia por completo – que nem era urgente – e acabou extrapolando suas horas? Estabeleça limites claros entre trabalho e vida pessoal. Isso pode incluir definir horários específicos para o trabalho, clareza entre urgente x importante, além de reservar tempo para atividades pessoais. 

  2. Pratique a gestão do tempo: utilize técnicas de gestão do tempo, como a técnica Pomodoro, listas de tarefas ou agendas, para maximizar sua produtividade no trabalho e garantir que você tenha tempo livre para desfrutar de momentos pessoais..

  3. Aprenda a dizer não: sabe aquele convite para uma reunião que você nem precisava estar? Ou aquele favorzinho para alguém quando você tem uma lista extensa de projetos urgentes? Saiba quando é necessário dizer não a compromissos extras no trabalho e até em sua vida pessoal para evitar a sobrecarga.

  4. Busque apoio: procure apoio de colegas, amigos e familiares para ajudá-lo a equilibrar suas responsabilidades profissionais e pessoais. Isso pode incluir delegar tarefas no trabalho ou pedir ajuda com tarefas domésticas.

  5. Priorize o autocuidado: reserve tempo para cuidar de si mesmo, tanto física quanto mentalmente. Isso pode incluir exercícios, hobbies, meditação ou qualquer atividade que ajude a se sentir bem. 

Outra forma de se cuidar é se perceber. Por isso, dê atenção aos sinais que o seu corpo e mente manifestam diante do estresse. Esse pode ser um bom momento para buscar tratamentos médicos e terapias alternativas, por exemplo, o uso de canabidiol para regular o estresse, melhorar a qualidade do sono e diminuir os níveis de ansiedade.

Embora possa ser desafiador, encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o bem-estar geral e a felicidade. 

🎗️ Lembre-se: reconheça que, às vezes, você não vai conseguir manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, ou que até suas prioridades podem mudar. O importante é perceber quando algo não está indo muito bem e corrigir hábitos antes que se torne um problema no futuro. 

Torne o bem-estar um aliado em todos os ambientes

Investir na qualidade de vida não é apenas uma escolha inteligente, mas uma necessidade. Principalmente porque vivemos em um momento em que “tudo é para ontem”. 

A verdade mais libertadora é que, ao priorizarmos o nosso bem-estar físico, mental e emocional, não é apenas a nossa vida pessoal que vai colher os frutos, mas também a profissional. 

Sabemos também que quando a qualidade de vida no trabalho falha, nossa mente e corpo podem sofrer as consequências, sendo uma delas a ansiedade crônica. Por isso, queremos que você conheça o “Guia Canabidiol para Ansiedade da weedmed”. Nele você vai entender sobre:

  • Os sintomas da ansiedade e seus principais tratamentos;

  • O impacto do canabidiol na redução da ansiedade; 

  • Como ter acesso ao tratamento com melhor custo-benefício e segurança.

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